O blog tem por finalidade de registro das atividades do “Museu da Paz” (MPZ) e a Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb). A entidade museológica funcionou no antigo Terminal Rodoviário (Casa do Expedicionário), nos anos 90 e na sala temática do Museu Histórico “Emílio da Silva”, a partir de 19 de novembro de 2001.
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Museu da Paz - EM - "Maria Linhares de Sousa"
Jaraguá do Sul [SC], no Museu da Paz recebemos a Escola Municipal "Maria Linhares de Sousa", do município de Itapema [SC].
A professora de História, Marli Fontin e a Supervisora de Ensino, Regine C. Nunes da Silva na unidade escolar havia preparado os alunos à visitação, o que resultou no aproveitamento da reflexão durante a apresentação da instituição museológica, quando da visita guiada por Adriane Kassner e Ademir Pfiffer.
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos parceiros da ANVFEB - 02
Homenagem aos parceiros da ANVFEB - 02. Ivo Kretzer, Presidente da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, do Vale do Rio Itapocu. Através do recurso de áudio digital, com auxílio de Eliza Diefenthaler fez o uso da palavra para abordar o histórico evolutivo da entidade à serviço do patrimônio da FEB.
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos parceiros da ANVFEB - 01
Homenagem aos parceiros da Associação Nacional dos Veteranos Força Expedicionário Brasileira, núcleo Jaraguá do Sul [SC]. - 01. Evento no Museu Histórico "Emílio da Silva", o qual foi parceiro nesta noite de homenagens, conjuntamente com o Museu da Paz [antigo Museu Expedicionário].Geraldo José foi mestre de cerimônia responsável de apresentar o esboço da entidade a serviço do reavivamento e defesa do patrimônio dos febianos.
Ademir Pfiffer - Historiador
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Museu da Paz - Ivo Kretzer - ANVFEB
Jaraguá do Sul [SC], Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário] - Escola Municipal "Professora Karin Barkemeyer" [Curso Ensino Fundamental, 9º ano] - Professora Beatriz Döge Krause, da Disciplina de História.
Nesta pequena entrevista nos relata a importância e a responsabilida da instituição museológica preservar a identidade e a memória ligada aos ex-Pracinhas, da Segunda Guerra Mundial.
Ademir Pfiffer - Historiador
MPZ - EM "Professora Karin Barkemeyer" - Professora Beatriz Döge Krause
Jaraguá do Sul [SC], Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário] - Escola Municipal "Professora Karin Barkemeyer" [Curso Ensino Fundamental, 9º ano] - Professora Beatriz Döge Krause, da Disciplina de História.
Nesta pequena entrevista nos relata a importância e a responsabilidade da instituição museológica preservar a identidade e a memória ligada aos ex-Pracinhas, da Segunda Guerra Mundial.
Ademir Pfiffer - Historiador
domingo, 11 de agosto de 2013
Museu da Paz organiza evento participativo com grêmios estudantis
Créditos: Ivo Kretzer |
Prezado Ademir! Estou mandando assim para o meu pessoal da Associação e do Grupo de Reencenação da FEB [Enfermeiras e Pracinhas], do qual fazes parte e cujo aviso também é para agendares:
1 - Opcional: Dia 24/08 - sábado desse mês, haverá internamente no 62º BI uma programação do Dia do Soldado a exemplo de ano passado, barracas com militarias, viaturas militares antigas, armamentos, desfile interno e outros. A formatura no Batalhão com o desfile interno será às 9 horas, será legal e o Comandante, através de minha pessoa vem prestar o convite a todos da Associação e amigos. Eu vou lá assistir.
2 - Haverá em Jaraguá do Sul uma solenidade com o tema "Jaraguá do Sul na Construção da Paz Mundial e Dia do Soldado", um evento editado em 2009, pela Andréia [Fundação Cultural] e o Ivo [ANVFEB]. Atualmente a continuidade desse trabalho está sob a supervisão de Ademir Pfiffer e Ivo Kretzer com melhorias a cada ano.
= Dia 26/08, segunda-feira [não teve outro dia por causa do 62º BI], o evento começa com o desfile cívico, saindo as 8 horas 30 horas da manhã lá da Praça Ângelo Piazerra, terminando em frente ao Museu da Paz. Envolve a Associação da FEB, os dois Pelotões de Reencenação da FEB uniformizados(Enfermeiras e Pracinhas), agremiações de colégios do nosso município e de outros municípios convidados, além do Exército Brasileiro(Banda do 62º BI), Grupo dos Veteranos da PE, Veteranos do Suez, Veteranos ex-militares daqui da região, algo bem impressionante. Isso será divulgado pela imprensa, através da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.
Funcionamento na prática:
- Todos que estão listados acima, estarão concentrados às 08 h horas 30min na Praça Ângelo Piazerra. Ali será alinhado para fazer parte do desfile nessa ordem mais ou menos: Na frente a Banda do 62º BI, em seguida nossos dois Pelotões de Reencenação da FEB [Enfermeiras e Pracinhas uniformizados], atrás de nós as viaturas militares com os dois Veteranos da FEB [Hertel e Hauck pelo menos], mais o pessoal nosso da Associação com as faixas , logo atrás o Pelotão dos Veteranos da PE (uniforme preto), depois o pelotão dos Veteranos do Suez, e outros ex-militares que o Ademir estará encaixando. Atrás desses, virá a Banda Municipal e Marcial de Schroeder [SC] para cadenciar as agremiações estudantis de colégios de Jaraguá e de fora também. O desfile segue pela Marechal até frente ao Museu da Paz [antigo Expedicionário], onde recomeçam as atividades culturais o dia todo ali junto ao Museu da Paz. Os nossos dois Pelotões de Reencenação estarão livres após o desfile que deve durar uma hora.
Dia 7 de setembro tem mais desfile.
Abraços. Ivo Kretzer - 3372-3539
terça-feira, 23 de julho de 2013
Museu da Paz - Escola "Abdon Batista"
Jaraguá do Sul [SC] - Museu da Paz [antigo Expedicionário] recebeu a visita da Escola de Ensino Médio [antigo Grupo Escolar] "Abdon Batista". Nesta entrevista a avalição da Professora Mislene, do Curso de Ensino Médio, quando da visita dos estudantes a esta instituição museológica.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 05
Guaramirim [SC]: Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 05. Toque de silêncio pelo músico nacionalista do Exército Brasileiro [62º BI], sábado por ocasião da sessão solene de homenagem aos Pracinhas da Segunda Guerra Mundial. O evento comemorou os 69 anos de embarque dos febianos em direção ao Front Italiano.
O silencio revelou as face de cada cidadão presente, como herdeiro da história dos seus antepassados, que foram em defesa da paz, no Continente europeu.
O Museu da Paz [antigo Expedicionário] de Jaraguá do Sul contou com seu representante, Ademir Pfiffer, Historiador e responsável institucional pela entidade museológica.
O silencio revelou as face de cada cidadão presente, como herdeiro da história dos seus antepassados, que foram em defesa da paz, no Continente europeu.
O Museu da Paz [antigo Expedicionário] de Jaraguá do Sul contou com seu representante, Ademir Pfiffer, Historiador e responsável institucional pela entidade museológica.
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 04 - Prefeito Lauro Fröhlich
Guaramirim [SC]: Homenagem aos Pracinhas de Guerra . Pronunciamento do Chefe do Executivo, Senhor Lauro Frhölich. Evento no Monumento da Força Expedicionária Brasileira [FEB], na Rua 28 de Agosto, naquela cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 03
Guaramirim [SC], evento na Rua 28 de Agosto, centro. 69 anos do embarque do escalão da Força Expedicionário Brasileira [FEB]. Orador, representante do Coronel e Tenente Navarro, 62º BI, de Joinville [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 02 - Ivo Kretzer
Guaramirim [SC], homenagem aos Pracinhas de Guerra. Narração Ivo Kretzer representante da Associação Regional dos Veteranos de Guerra.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Homenagem aos Pracinhas de Guerra - 01 - Albino Flores
Guaramirim [SC], homenagem aos Pracinhas de Guerra sendo o texto narrado por Albino Flores, assessor de Imprensa do Governo daquela cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Editor chefe Flavio Brugnago enaltece o evento febiano
O Editor Chefe do Jornal do Vale ao discorrer do assunto jornalístico destacou o evento do 22º Encontro dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, com propriedade de quem conhece a história nacional e regional, bem como o trabalho da Senhora Andreia Lopes, Diretora do Museu da Paz [MPZ], que muito contribui para a boa organização e o sucesso do grandioso evento.
O evento do feriadão de 15 de Novembro do ano de 2010 trouxe à cidade de Jaraguá do Sul [SC], diversas autoridades no assunto ligado à antiga e extinta FEB, cuja história e memória ainda fascina multidões.
Com esse evento, o Museu da Paz cumpriu a missão de difundir sua função histórico e cultural perante a sociedade brasileira.
Febianos - Praça França Voegraus foi palco de um tanque de guerra
Fonte: Folhasc - novembro de 2010
Ademir Pfiffer - Historiador
Esta imagem da Avenida Getúlio Vargas [antiga Bahnstrasse] foi palco de movimentação de tecnologia militar, em novembro de 2010.
O evento foi uma parceria do Museu da Paz [MPZ] com a Associação Regional dos Veteranos da IIª Guerra Mundial.
O público prestigiou o evento com chancela da Fundação Cultural, que envolveu logística da sociedade cível e do Exército Brasileiro.
O resultado do evento foi positivo, pois público e o visitante puderam conhecer, o que ainda existe da Força Expedicionária Brasileira e como ela é ainda vista, como elemento de afirmação nacional e de construção da democracia, em tempo moderno, posterior a Segunda Grande Guerra.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Encerramento
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
Encerramento do evento pelo mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes.
Encerramento do evento pelo mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Canção do Expedicionário
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
A Canção do Expedicionário, a letra foi interpretada pela aluna do Curso de Ensino Médio, Senhorita Bruna Soares da EEB - "Hollando Marcelino Gonçalves", bairro Ilha da Figueira.
A Canção do Expedicionário, a letra foi interpretada pela aluna do Curso de Ensino Médio, Senhorita Bruna Soares da EEB - "Hollando Marcelino Gonçalves", bairro Ilha da Figueira.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Toque de silêncio
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora. Musicalização, toque de silêncio pelo jovem militar, João Dias, do 62º BI de Joinville [SC], um gesto sublime pela paz e a harmonia da civilização contemporânea.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Tenente Saulo
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora. Tenente Saulo do 62º BI de Joinville [SC].
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Vice-Prefeito Jaime Negherbon
j
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
O Senhor Jaime Negherbon, Vice-Prefeito, em nome do Governo Municipal realizou um discurso de parceria e memória.
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
O Senhor Jaime Negherbon, Vice-Prefeito, em nome do Governo Municipal realizou um discurso de parceria e memória.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Ivo Kretzer
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Apresentação dos febianos
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora; Jaime Negherbon, Vice-Prefeito.. Cerimonial de apresentação por Sidnei Marcelo Lopes, o qual apresentou os Pracinhas presentes no evento, João Rudolpho Haufe, Corupá; Walter Carlos Hertel e Hercílio Spézia, ambos veteranos desta cidade promotora do evento.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Hino Nacional
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica]. Hino Nacional cantado pela cantora Bruna Soares, representante da entidade Pequenos Vencedores e da Escola de Educação Básica "Holando Marcelino Gonçalves", Bairro Ilha da Figueira.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Dia da Vitória - Praça do Expedicionário - Sidnei Marcelo Lopes
Jaraguá do Sul [SC], Dia da Vitória [08/05/1945], evento realizado em maio de 2013 - Praça do Expedicionário - Evento dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, que contou com o representante do Museu da Paz, Ademir Pfiffer [Historiador e responsável pela entidade museológica], Professora Rosangela Melatti, monitora.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Escola Municipal "Francisco Vitor Alves" - Professor César Pizzani,
Itapema [SC], visita de escolares da Escola Municipal "Francisco Vitor Alves", do Curso Ensino Fundamental, 9º Ano , vespertino, ao Museu da Paz [MPZ] de Jaraguá do Sul [SC].
No vídeo, temos o depoimento e as considerações do Professor César Pizzani, de Geografia, que contribuiu com seu olhar crítico e construtivo sobre o papel e a missão do MPZ.
Assim justificou a visita de iniciação à pesquisa, fundamentada na metodologia do materialismo histórico cultural, daquela Unidade Escolar, vinculada ao Sistema Municipal de Ensino.
Reflexão, perspectiva e análise do teatro da Segunda Guerra Mundial, considerando o suporte do acervo da coleção do Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário], rico indicadores e testemunhos de um momento cruel e ímpar da civilização contemporânea, entre os anos de 1939 a 1945.
Ademir Pfiffer - Historiador
No vídeo, temos o depoimento e as considerações do Professor César Pizzani, de Geografia, que contribuiu com seu olhar crítico e construtivo sobre o papel e a missão do MPZ.
Assim justificou a visita de iniciação à pesquisa, fundamentada na metodologia do materialismo histórico cultural, daquela Unidade Escolar, vinculada ao Sistema Municipal de Ensino.
Reflexão, perspectiva e análise do teatro da Segunda Guerra Mundial, considerando o suporte do acervo da coleção do Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário], rico indicadores e testemunhos de um momento cruel e ímpar da civilização contemporânea, entre os anos de 1939 a 1945.
Ademir Pfiffer - Historiador
Escola Municipal "Francisco Vitor Alves" - Michel Marques
.
Itapema [SC]: Escola Municipal "Francisco Vitor Alves" - O Professor Michel Marques, veio em companhia de 42 alunos do Curso Fundamental, do 9ºAno,
O objetivo foi conhecer, analisar e confrontar, um olhar crítico sobre os testemunhos materiais da Segunda Guerra Mundial, que constituem o acervo da coleção de peças e indumentárias do Museu da Paz [MPZ] da cidade de Jaraguá do Sul [SC].
A monitora foi realizada pela aplicabilidade da metodologia do materialismo histórico e cultural, construindo-se a ponte da temporalidade: presente e passado, visando compreender o caminho futuro do Planeta Terra, sem violência e sem guerra, permeado pela economia globalizada..
Ademir Pfiffer- Historiador e Diretor do Museu da Paz
O objetivo foi conhecer, analisar e confrontar, um olhar crítico sobre os testemunhos materiais da Segunda Guerra Mundial, que constituem o acervo da coleção de peças e indumentárias do Museu da Paz [MPZ] da cidade de Jaraguá do Sul [SC].
A monitora foi realizada pela aplicabilidade da metodologia do materialismo histórico e cultural, construindo-se a ponte da temporalidade: presente e passado, visando compreender o caminho futuro do Planeta Terra, sem violência e sem guerra, permeado pela economia globalizada..
Ademir Pfiffer- Historiador e Diretor do Museu da Paz
Assinar:
Postagens (Atom)