terça-feira, 18 de abril de 2017

JOÃO APOLINARIO FRANCENER: falecimento do Expedicionário


A segunda-feira começou o dia com o comunicado da família Francener, que anunciava, que o Expedicionário, JOÃO APOLINARIO FRANCENER, internado num hospital de Blumenau veio a falecer, após vários dias de internação para recuperação. 
A seguir junto os fragmentos de vários comunicados divulgados pela Rádio Jaraguá Am, e site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, sobre o herói nacional da II Guerra Mundial:

Tombou o último herói da II Guerra Mundial de Massaranduba (SC), cujo óbito foi às 02h15 do dia 17/04/17 (segunda-feira), o Sr. JOÃO APOLINARIO FRANCENER - morador de Massarandubinha, agricultor, músico amador dos instrumentos dos foles, acordeon e bandoneon, grifo meu - com idade de 95 anos, deixando enlutados: a esposa, 02 filhos, 06 filhas, genros, noras, netos, bisnetos e demais parentes e amigos. O sepultamento será realizado dia 18/04 às 10hs (terça-feira), saindo o féretro do Salão da Igreja Nossa Senhora da Gloria(1), seguindo após para o cemitério da mesma comunidade católica.
Veja o acesso à Massarandubinha: Segue-se pela BR.415(São João do Itaperiú), e encontra-se a meio caminho dessa BR uma placa verde com a inscrição Massarandubinha. Segue-se por essa estrada asfaltada até o centro da Vila e ali próximo fica a igreja. Informações: Ademir Pfiffer, Ivo Kretzer e Rádio Jaraguá An.











De acordo com o secretário-executivo da Anvfeb, Ivo Kretzer, por coincidência, em 16 de abril de 1945, Francener foi ferido por estilhaços de granada na batalha de Montese. Com o falecimento de Francener, restam dois pracinhas da Segunda Guerra vivos na região: Walter Carlos Hertel e João Rodolfo Hauck. Informações dão conta de que foram 101 os homens da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), dos quais 56 moradores de Jaraguá do Sul, os enviados para campos de batalha do conflito . Fonte: Rádio Jaraguá Am.

(1) Comunidade associativista e católica fundada em 1929 pelos colonizadores alemães do segmento hunsrük, egressos de São  Pedro de Alcântara (SC) e entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário