terça-feira, 14 de outubro de 2014

Visita ao herói nacional de Massarandubinha – Massaranduba – SC


        O Museu da Paz e Associação dos Veteranos de Guerra da Força Expedicionária Brasileira, através de seus representantes, Ademir Pfiffer, historiador e chefe dos museus; Rosane Neitzel Gonçalves, monitora e Ivo Kretzer, presidente da ANVFEB, foram à cidade Massaranduba [SC], na localidade da Estrada Massarandubinha, para prestigiar o aniversário do João Apolinário Francener.
       Dona Olivia, a esposa fez a acolhida e nos encaminhou ao ambiente da cozinha, sala de visita e finalmente, à varanda.
       Era 10 de outubro, dia de aniversário do “Seu” João, que conversou com os visitantes, mediado pela esposa,  sobre a sua trajetória de vida, no Front Italiano, como combatente da Segunda Guerra Mundial, pois era um dos inúmeros soldados brasileiros, que foram arregimentados para compor a FEB.
    Outros assuntos foram tratados sobre a migração das famílias de origem Hunsrick [1], da localidade de Rachadel, Colônia São Pedro de Alcântara [atualmente município], para o distrito de Massaranduba [atualmente município], cuja família se instalou numa propriedade rural, em Massarandubinha.
        Em Massarandubinha, o “Seu” João além de agricultor e dono de engenho, também se dedicou aos instrumentos dos foles, bandoneon [quetsch kommode] e acordeon.
        Vivendo uma vida simples, no campo,  em companhia dos 08 filhos, o casal João Apolinário e Olivia Gorges Francener chegaram a uma vida longeva, para admiração da comunidade que os cercam, bem como as entidades que defendem a memória e a história dos Pracinhas, Museu da Paz e ANVFEB.
       Como o nosso herói sofreu ferimentos num ataque no campo de batalha na Itália, a frase a seguir, resume o sentimento dos combatentes febianos:

Se tivesse algum soldado ferido nosso lá, mesmo que o inimigo estava restrocando fogo ali em cima, mais nós nunca deixávamos um companheiro ferido na terra de ninguém.
                    Pequeno relato de um Ex-combatente da FEB. Fonte:Exército Brasileiro.
           





[1] – Região montanhosa do  Estado da Renânia-Palatinado, no sudoeste da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário