Jaraguá do Sul [SC], homenagem ao Dia da Vitória rememorando os fragmentos de história da Força Expedicionário Brasileira - FEB. Musicalização pela banda musical do 62 BI, de Joinville [SC, e sessão fotográfica para o registro do evento histórico cultural, na Praça do Expedicionário, em frente ao Museu da Paz.
O blog tem por finalidade de registro das atividades do “Museu da Paz” (MPZ) e a Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb). A entidade museológica funcionou no antigo Terminal Rodoviário (Casa do Expedicionário), nos anos 90 e na sala temática do Museu Histórico “Emílio da Silva”, a partir de 19 de novembro de 2001.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Centro Histórico - Dia da Vitória - 09
Jaraguá do Sul [SC], homenagem ao Dia da Vitória rememorando os fragmentos de história da Força Expedicionário Brasileira - FEB. Canção do Expedicionário pela banda do 62 BI, de Joinville -SC.
Centro Histórico - Dia da Vitória - 07
Jaraguá do Sul [SC], homenagem ao Dia da Vitória rememorando os fragmentos de história da Força Expedicionário Brasileira - FEB. Discurso do vice-prefeito do município, Jaime Negherbon
Centro Histórico - Dia da Vitória - 06
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico, na Praça do Expedicionário, Dia da Vitória - 06. Mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes. Abordagem cultural e cívica pelo Tenente Dureck [[Tureck].
Ademir Pfiffer - Historiador
Centro Histórico - Dia da Vitória - 05
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico. Discurso do Senhor Ivo Kretzer, filho do Expedicionário Fridolino Kretzer, atual presidente da Anvfeb, do Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador
Centro Histórico - Dia da Vitória - 04
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico, na Praça do Expedicionário, Dia da Vitória - 04. Mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes. Translado da coroa de flores.
Ademir Pfiffer - Historiador
Centro Histórico - Dia da Vitória - 03
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico, na Praça do Expedicionário, Dia da Vitória - 03. Mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes.
Ademir Pfiffer - Historiador
Centro Histórico - Dia da Vitória - 02
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico, na Praça do Expedicionário, Dia da Vitória - 02. Mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes.
Ademir Pfiffer - Historiador
Centro Histórico - Dia da Vitória - 01
Jaraguá do Sul [SC], evento no Centro Histórico, na Praça do Expedicionário, Dia da Vitória - 01. Mestre do cerimonial, Sidnei Marcelo Lopes.Banda Militar do 62 BI, de Joinville [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador
Movimento da FEB - Guaramirim - 04
O município de Guaramirim [Fundação Cultural - presidente Emerson da Silva Flores] , no último sábado realizou em parceria ANVFEB, uma solenidade pública de reavivamento da memória dos Pracinhas de Guerra, no monumento dos febianos [Força Expedicionária Brasileira]. Sargento Jonas [62 BI de Joinville - SC] executou o toque de silencio ao som do seu instrumento de metal e sopro, a corneta militar.
Fundação de Cultura de Guaramirim na defesa do legado dos Expedicionários
Ivo Kretzer, filho de Expedicionário confeccionou um banner comemorativo aos 70 anos do desembarque do primeiro escalão, no dia 16 de julho de 1944, em território italiano.
A tripulação do navio [arregimentada também em Guaramirim e Schroeder- SC] era composta por mais de 5 mil brasileiros [Pracinhas], que se juntaram ao 5º Exército americano.
O banner é uma homenagem, também à Fundação Cultural de Guaramirim, ao gestor Emerson Flores da Silva, que abraçou a causa febiana.
O banner é uma homenagem, também à Fundação Cultural de Guaramirim, ao gestor Emerson Flores da Silva, que abraçou a causa febiana.
.O esforço do Senhor Ivo Kretzer não é um vazio de imagens e palavras, mas uma lâmpada de reflexões, provocadoras de discussões quando o assunto é o patriotismo, identidade nacional e memória dos Pracinhas.
Este foi o convite da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, núcleo do Vale Itapocu, para o evento em 12 de julho de 2014, às 10 horas e 30 minutos [sábado], na Rua 28 de Agosto, ao lado da Estação Férrea.
Movimento da FEB - Guaramirim - 05
Movimento da FEB - Guaramirim [SC] - 05 . No sábado 12/07, 10 e 30 minutos, o Senhor Ivo Krtezer, presidente da Anvfeb foi ao município vizinho, para discorrer novamente, sobre a participação dos febianos, do primeiro escalão do desembarque em solo italiano, em 16 de julho de 1944.
Portanto, neste ano comemoramos o fato histórico dos 70 anos.
Acompanhe o discurso do filho do Pracinha de guerra:
Movimento da FEB - Guaramirim - 06
Movimento remanescente da Força Expedicionária Brasileira FEB], no município de Guaramirim [vídeo 06], no sábado 12 de julho, para refletir o desembarque do primeiro escalão da força tarefa de paz, dos Pracinhas brasileiro, mais de 5 mil no Front italiano, visando combater o fascismo e o nazismo, duas doutrina que vitimaram o desaparecimento de mais de 50 milhões de pessoas à época do conflito, no transcorrer do século XX.
O prefeito Lauro Frohlich fez o uso da palavra sintonizado com o tema ligado ao monumento dos febianos construído na gestão do prefeito José Prefeito de Aguiar em 1986, onde estão elencados os nomes dos guaramirenses e schroedenses.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
Movimento da FEB - Guaramirim -SC - 02
Movimento remanescente da Força Expedicionária Brasileira - Guaramirim -SC - 02. Um evento que reuniu a Associação dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial, na praça ao lado da estação ferroviária. O evento foi para celebrar a data de 16 de julho, quando partiu o primeiros escalão da FEB, com mais de 5 mil soldados em direção ao Front italiano.
Locutor do evento, Emerson da Silva Flores, presidente Fundação Cultural, daquele município.
Movimento da FEB - Guaramirim -SC - 01
Movimento remanescente da Força Expedicionária Brasileira [FEB] - evento que aconteceu em Guaramirim [SC], 12/07, sábado 10 horas e 30 minutos - Vídeo 01- Mestre do cerimonial, Emerson Flores da Silva [1]. O evento foi coordenado pelo gestor da Fundação Cultural, daquele município.
[1] - EMERSON FLORES DA SILVA
[1] - EMERSON FLORES DA SILVA
NASCIMENTO: 02/04/1978
NATURALIDADE: Guaramirim – SC
FILIAÇÃO: Daniel Graudin da Silva e Zilma Flores da Silva
ESCOLARIDADE: Acadêmico de Gestão Pública (UNIASSELVI)
ATIVIDADE PROFISSIONAL:
·
Funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de
Guaramirim desde 2002.
·
Diretor de Projetos na Secretaria de
Desenvolvimento Social (Guaramirim) em 2013.
·
Gestor da Fundação Cultural de Guaramirim desde
02/2014.
ATIVIDADE POLÍTICA:
·
Suplente de Vereador (Guaramirim) 2009 – 2012.
ATIVIDADES LIGADAS A CULTURA
·
Músico (cantor e instrumentista) atuante em
orquestras, bandas e grupos ligados a Música Sacra.
Palestrante e Conferencista atuante em
conferencias e congressos para jovens, músicos e eventos voltados à cultura
evangélica no Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)