sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 13

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 12


Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 12 , Antonio Eckert, representante do 22º Encontro Nacional do Veteranos da Segunda Guerra, encerrou a plenária do Conselho Estadual de Educação, que homologou a Resolução, que dará o trâmite legal do tema transversal, FEB em sala de sala de aula, na escola catarinense. Ademir Pfiffer - Historiador

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 11

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 10


Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 10, Scheila Marins, da cidade de Caçador (SC).

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 9

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 8


Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 8 - Marta Vanelli, conselheira de Brusque (SC). N dia 19 de avril, ela veio à plenária do CCE, vestida com a camisa do pai (Anselmo Vanelli), expedicionário, e em meio à lágrimas legitimou o movimento de reavivar a memória do Pracinhas e Combatentes de dGuerra. Os Pracinhas foram ao Front Italiano e Brusque, também mandou um pequeno efetivo de Pracinhas, que foram convocados pelo Batalhão de Blumenau (SC). As lágrimas da educadora mostra a importância da temática na sala de aula, para construir uma cultura de paz. Ademir Pfiffer - Historiador

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 7

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 6

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 5


Conselho Estadual de Educação - SC - FEB , vídeo 5, destaque para a Professora Iria Tancon, da Católica de Santa Catarina (antiga FERJ/UNERJ), que já foi diretora da Escola de Educação Básica "Holando Marcelino Gonçalves", do Bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul (SC). Iria em tese defendeu a resolução que propõe a unidade temática sobre o estudo dos febianos - (FEB), organização militar organizada, para ir combater no Front Italiano, o regime nazio-facismo, abortado durante a Segunda Guerra Mundial - em sala de aula, no curriculo da educação básica, no território catarinense. A proposta só tem uma finalidade e meta: construir pelo diálogo, a cultura de paz, numa época em que a escola brasileira se transformou no palco de carnificina, uma realidade alarmante e preocupante, para atual sociedade. Ademir Pfiffer - Historiador.

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 4


Conselho Estadual de Educação - SC - Força Expedicionária Brasileira (FEB), vídeo 4. Com a palavra o Senhor Pedro Haverbeck, conselheiro e professor catarinense. A leitura pausada fluiu em rede, na mente dos demais membros do colegiado, pois os demais companheiros não bocejaram durante a plenária. Os fundamentos para propor o estudo da temática da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no Currículo Escolar, do Sistema de Ensino, em Santa Catarina, tanto nas redes públicas (Federal,Estadual, Municipal) e privada, estão em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, será oferecido no espaço da sala de aula, reflexões sobre os Pracinhas da Segunda Guerra Mundial, que foram agentes de coragem e bravura, no Front italiano.
A partir de agora, está formalizado a aplicabilidade da transversalidade da temática febianos, nossos heróis, no espaço da escola catarinense. A difusão depende dos meios e das ferramentas de acessibilidade, para o professor universalizar a temática, focando os valores do nacionalismo e da democracia, como elementos inerentes à paz universal.
Ademir Pfiffer - Historiador e Professor de História do CEJA- Jaraguá do Sul - SC.

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 3

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 2

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conselho Estadual de Educação - SC - FEB - 1


Inicio da plenária que oficilizou a temática dos febianos, como eixo transversal no Curriculo da escola catarinense, na sala de reuniões do colegiado dos conselheiros da educação de Santa Catarina, em Florianópolis.
Ademir Pfiffer - Historiador