domingo, 23 de fevereiro de 2014

21 de Fevereiro - Tomada de Monte Castelo na Itália

A Divisão de Cultura de Corupá e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, junto com o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, promovem cerimônia em homenagem aos 69 anos da vitória dos heróis soldados da Feb, na tomada de Monte Castelo.
Colaboração:Ivo Kretzer 

Será no dia 22 de fevereiro (sábado), às 10 horas e 30 minutos , na Praça dos Expedicionários, na rua Jorge Lacerda, centro de Corupá.
Leia o artigo do secretário da Anvfeb
Monte Castello é uma montanha localizada na região de Gaggio Montano, no norte da Itália a qual em 1944 estava ocupada pelos nazistas que tinham esta elevação como um ponto estratégico de fácil visão e controle em todas as direções da região em volta, o que lhes servia para impedir a passagem dos seus inimigos (os aliados) às outras regiões da Europa. Os americanos já se encontravam instalados nas proximidades, desde antes do Brasil desembarcar na Itália. Os americanos não conseguindo desmantelar essa ocupação alemã em algumas tentativas, passaram essa força tarefa para a Força Expedicionária Brasileira-FEB. Foram várias tentativas de assalto para desmantelar as posições ocupadas pela resistência nazista naquela montanha. O primeiro ataque ocorreu em 24 de Novembro de 1944, sob intensos bombardeios, seguido de novo assalto em 29 de novembro, sem sucesso.
O terceiro assalto deu-se em 12 de dezembro e em função da nevasca, houve uma trégua que perdurou até meados de fevereiro. O desfecho final ocorreu no 21 de Fevereiro, quando as 17h20min os Pracinhas  alcançaram o cume da montanha, considerando-se assim a vitória. Tudo parecia uma missão suicida que resultou aos brasileiros um saldo de 150 baixas com 42 mortos nessas tentativas de combates. Além da resistência dos nazistas, os brasileiros tiveram outros fortes inimigos como a baixa temperatura que assolava a região, a lama nas encostas devido ao degelo da própria neve que dificultava o acesso à íngreme elevação.
Nessa data de 21 de fevereiro de 2014, completando-se 69 anos daquele dramático episódio, queremos prestar a homenagem de honra e gratidão aos Expedicionários que embarcaram para a Itália pois eles atuaram com bravura, inteligência e determinação para conquistar a liberdade e a democracia para nosso país. Na região do Vale do Itapocu, dos 98 Veteranos da FEB que aqui estiveram residindo desde a Segunda Guerra Mundial, apenas três Heróis nacionais  ainda vivem, são eles: João Rodolfo Hauck (Corupá), João Apolinário Francener (Massarandubinha), Walter Carlos Hertel (Jaraguá do Sul).

Imagem: Ademir Pfiffer
Restaurante: Seminário de Corupá [SC].

Imagem: Ademir Pfiffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário