sábado, 10 de dezembro de 2016

II Noite das Sopas dos Expedicionários - Jaraguá do Sul - SC





A II Noite das Sopas do Expedicionário da Associação dos Amigos do Museu da Paz de Jaraguá do Sul (SC) aconteceu em 13 de agosto de 2016, no bairro Czerniewicz, na sede da Sociedade Cultural Artística (SCAR).
Na ocasião foi lembrando a data magna de 21 de agosto de 1996, quando o prefeito Dorval Vasel, por decreto criou o anexo I do Museu Municipal Emílio da Silva, denominado de Casa do Expedicionário.
Em 20 anos de atividades a Casa do Expedicionário se tornou no Museu da Paz, com sede no antigo terminal de ônibus, Museu Histórico Emílio da silva e finalmente as instalações foram concretizadas em dezembro de 2008, na gestão do prefeito Moacir Antonio Bertoldi, no Centro Histórico (antiga Estação Jaraguá de 1943).
À época a presidente da Fundação Cultural era Natália Lucia Petry, que confiou a responsabilidade de instalação da unidade museal, a Alcioni Macedo Canuto, técnica em museologia, sendo auxiliada por Andreia Cavalheiro Lopes, que assumiu o posto da Ação Educativa naquela unidade museológica, em 2009, no Governo de Cecília Konell.
A partir daquela fase, O Museu da Paz passou por diversos desafios, porém foi necessário reorganizar a sua gestão a partir da criação da Aampaz, que agregou importantes atores sociais para difusão do legado cultural e a memória dos Pracinhas da II Guerra Mundial.
Assim, através da pesquisa (parceria com o curso de História Univille – Cientista Wilson Oliveira) e realizações de eventos diversos, ancorados na missão institucional, o MPZ tem importante papel para construção da memória e história dos Expedicionários de Jaraguá do Sul e Vale Itapocu, bem como da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Entre 2013 a 2016, Ademir Pfiffer era o gestor, sendo auxiliado pelos trabalhos de Eliza Ressel Diefenthaler, Rosane Neitzel Gonçalves, Adriane Kassner e Dionara Raduenz Bard.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário