sábado, 10 de dezembro de 2016

II Noite das Sopas dos Expedicionários - Jaraguá do Sul - SC





A II Noite das Sopas do Expedicionário da Associação dos Amigos do Museu da Paz de Jaraguá do Sul (SC) aconteceu em 13 de agosto de 2016, no bairro Czerniewicz, na sede da Sociedade Cultural Artística (SCAR).
Na ocasião foi lembrando a data magna de 21 de agosto de 1996, quando o prefeito Dorval Vasel, por decreto criou o anexo I do Museu Municipal Emílio da Silva, denominado de Casa do Expedicionário.
Em 20 anos de atividades a Casa do Expedicionário se tornou no Museu da Paz, com sede no antigo terminal de ônibus, Museu Histórico Emílio da silva e finalmente as instalações foram concretizadas em dezembro de 2008, na gestão do prefeito Moacir Antonio Bertoldi, no Centro Histórico (antiga Estação Jaraguá de 1943).
À época a presidente da Fundação Cultural era Natália Lucia Petry, que confiou a responsabilidade de instalação da unidade museal, a Alcioni Macedo Canuto, técnica em museologia, sendo auxiliada por Andreia Cavalheiro Lopes, que assumiu o posto da Ação Educativa naquela unidade museológica, em 2009, no Governo de Cecília Konell.
A partir daquela fase, O Museu da Paz passou por diversos desafios, porém foi necessário reorganizar a sua gestão a partir da criação da Aampaz, que agregou importantes atores sociais para difusão do legado cultural e a memória dos Pracinhas da II Guerra Mundial.
Assim, através da pesquisa (parceria com o curso de História Univille – Cientista Wilson Oliveira) e realizações de eventos diversos, ancorados na missão institucional, o MPZ tem importante papel para construção da memória e história dos Expedicionários de Jaraguá do Sul e Vale Itapocu, bem como da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Entre 2013 a 2016, Ademir Pfiffer era o gestor, sendo auxiliado pelos trabalhos de Eliza Ressel Diefenthaler, Rosane Neitzel Gonçalves, Adriane Kassner e Dionara Raduenz Bard.

Ademir Pfiffer - Historiador

Anvfeb 40 anos de Jaraguá do Sul - Almoço de encerramento 2016



A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) secção de Jaraguá do Sul (SC) e Vale Itapocu organizou almoço de encerramento de 2016. 
Participaram do evento os associados e simpatizantes do movimento de defesa do legado militar e cultural, na sede da Recreativa Duas Rodas, no bairro Vila Nova, rua 25 de Julho.
Neste evento estiveram  presentes os expedicionários, Walter Carlos Hertel (Jaraguá) e João Rudolfo Hauck (Corupá), ambos com as suas respectivas famílias.
Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

I NOITE DA SOPA DOS EXPEDICIONÁRIOs

 – DIA "D" - 06/06/2015

Boa noite a todos os que estão aqui, hoje, compartilhando mais um momento especial promovido pela ANVFEB – Associação Nacional do Veteranos da FEB -, com apoio do Museu da Paz e da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.
É um momento especial, pois traz para nossos dias pessoas e fatos históricos relevantes e que marcaram não somente a nossa região, mas o mundo, tal qual o conhecemos hoje.
Nas últimas semanas, em meio aos preparativos para esta noite, muitas vezes nos perguntaram: por que dia 06 de junho? Um sábado de feriado prolongado para muitos? Mesmo sabendo que teríamos que lidar com a possibilidade de termos um número menor de participantes, mantivemos a data, pois ela é significativa. O dia 06 de Junho ficou mundialmente conhecido como o DIA D - OPERAÇÃO OVERLORD, a Invasão da Normandia.
A Batalha da Normandia foi a operação que permitiu a invasão das tropas dos Aliados na França ocupada pelos nazistas e a investida fez cair o domínio alemão no território francês, permitindo o avanço dos aliados até a derrota do exército nazista, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. Essa foi a maior invasão marítima e aérea da história, envolvendo 1240 navios de guerra, mais de 10 mil aviões e milhões de militares – soldados, marinheiros, paraquedistas e pilotos da aeronáutica –, de tropas dos países aliados: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética.
Nessa mesma batalha, em um dos navios de apoio ao desembarque dos soldados, estava um brasileiro: o tenente Arthur Scheibel, que havia deixado sua família em Corupá, ingressado na Marinha Mercante Brasileira, e, por conta dos ataques alemães às embarcações brasileiras, foi salvo por marinheiros norte-americanos e, por ter conhecimentos de maquinaria dos navios, foi convidado a alistar-se na Marinha dos Estados Unidos.
O tenente Arthur participou de todos os preparativos da marinha americana para a famosa operação, mas não conseguiu desembarcar na praia, com seus companheiros – seu navio foi bombardeado pelos nazistas, provocando a sua morte e a de dezenas de outros. Era irmão do Sargento da FEB Bruno Scheibel, o primeiro presidente da ANVFEB aqui de Jaraguá do Sul e tem seu nome registrado no Monumento dos Expedicionários, aqui em frente, na Praça do Expedicionário, como um dos 5 bravos soldados que participaram da 2ª Guerra, mas não retornaram para casa.
Também queremos falar a respeito do prato principal dessa noite: a sopa! Por que uma sopa? Por que dos Expedicionários? Para quem leu algo do que foi publicado em jornais, redes sociais e sites ou ouviu nos programas de rádio da região nos últimos dias, já sabe a resposta: essa sopa é especial pois era preparada durante a 2ª Guerra pelo Frei Orlando para os italianos, que passavam por muitas dificuldades.
O Capelão da FEB preparava essa sopa utilizando, em sua maioria, ingredientes que eram doados pelos expedicionários e a distribuía aos famintos italianos. Por meio desse gesto, repetido diariamente nas regiões do norte italiano em que estava o Frei Orlando, os brasileiros passaram a ser reconhecidos por sua generosidade e abnegação, pois, além de terem vindo do além-mar para a Itália, lutando para libertá-los do poder nazifascista, ainda compartilhavam sua comida para alimentar os que a necessitavam.
Mas, quem era Frei Orlando?
FREI ORLANDO – PATRONO DO SAREx
Após ter se tornado frade, aos 24 anos, frei Orlando foi para São João del-Rei, onde lecionou no Colégio de Santo Antônio. Lá, tornou-se conhecido por sua generosidade, bondade e preocupação com os menos afortunados.
Quando o Brasil entrou na guerra, o Frei viu o 11º Regimento de Infantaria da cidade partir e não se conformou em permanecer impassivelmente na cidade. Assim, quando o comandante do regimento solicitou a indicação de um religioso para capelão militar, Frei Orlando voluntariou-se e seguiu para a Itália com os "pracinhas", a bordo do navio General Meigs, em 22 de setembro de 1944. Seu primeiro trabalho foi celebrar uma missa na catedral de Pisa para os expedicionários brasileiros.
Lá, ao conhecer a realidade do povo italiano, resolveu também coletar alimentos para amenizar-lhes a fome, retomou sua prática de preparar a sopa e distribuí-la aos que necessitavam. Até hoje existem relatos de pessoas contando que, se não fossem os Brasilianis, teriam morrido de fome durante os últimos anos da guerra.
Tempos depois, às vésperas da tomada de Monte Castello, durante uma visita à linha de frente do conflito, Frei Orlando faleceu, vitimado por um tiro acidental. Eram aproximadamente 14 horas do dia 20 de fevereiro de 1945. O frei estava com 32 anos de idade.
Finda a guerra, o governo brasileiro instituiu Frei Orlando como patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército - SAREx, criado, em caráter permanente, por decreto-lei, no ano de 1946.
Em homenagem ao Frei Orlando, pedimos uma salva de palmas.
E, em uma justa homenagem a quem conseguiu resgatar essa receita, pela primeira vez preparada aqui, precisamos agradecer ao sr. Alexandre Gardolinski por seu empenho, dedicação e pelo ato generoso de compartilhar a receita:
Alexandre Matias Gardolinski nasceu em Curitiba, é casado e pai de três filhos. É Pesquisador Histórico Militar.
No livro que está escrevendo “o outro lado da guerra”, defende que a guerra, (em especifico a II Guerra), salva mais do que mata. Palestrante sobre o mesmo tema em instituições de ensino e eventos Cívicos Militares, aborda as invenções, técnicas, procedimentos e curiosidades de 35 especialidades diferentes de atividades, criados e desenvolvidos entre 1935 e 1950.
Percorreu recentemente na Itália mais de 2.000 km, refazendo a Campanha de nossos Pracinhas em 1944/45.
Presidente do EVMA Expedicionários Viaturas Militares Antigas. Foi Diretor do Museu do Expedicionário em Curitiba - Paraná.
Membro da SASDE - Sociedade Amigos da 2º Divisão de Exército.
Patriota da Liga da Defesa Nacional.
Associado Categoria A da Legião Paranaense do Expedicionário.
Colunista de guerra de jornais, revistas e rádios. Agraciado com o Diploma de Amigo do 62ºBI e com a Medalha Amigo da História, do Programa Nossa História.

Temos a satisfação de contar com a presença do sr. Alexandre Gardolinski e queremos convidá-lo para fazer uso da palavra.

Também convidamos o professor de História e Chefe dos Museus Municipais de Jaraguá do Sul, sr. Ademir Pfiffer, para fazer uso da palavra.

Para encerrar, chamamos o Sr. Ivo Kretzer, secretário da ANVFEB, que fará uso da palavra.

Encerramos agradecendo nossos parceiros e apoiadores: ao Tenente Coronel Vonk, comandante do 14º Batalhão, que permitiu que o soldado Alexandre Mörschbacher (rancheiro do 14º BPM) e Shirley Teles, Relações Públicas do Batalhão, nos auxiliassem, cozinhando a sopa e dando um verdadeiro caráter militar ao encontro, nosso muito obrigado!
Ao senhor Dieter Jansen, prefeito de Jaraguá do Sul, Natália Petry, vereadora e presidente da Câmara, senhor Jaime Negherbon, vice-prefeito e a todos que aqui estão presentes, nosso muito obrigado.

Redação: Dionara Raduenz Bard (Ação do Museu da Paz)
Ademir Pfiffer - Historiador e Chefe dos Museus Municipais
Meste de Cerimônia: Sidnei Marcelo Lopes - Presidente da Fundação Cultural


.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ANVFEB seção Jaraguá do Sul/SC, 40 anos - Ivo Kretzer, na Alesc







25 de julho de 1976, fundação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), seção de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Em 18 de julho, o Senhor João Amin Deputado Estadual, através dos pares da casa da Alesc, em Florianópolis/SC, homenagearam a entidade associativista pelos 40 anos de fundação. Um dia muito significativo para a memória e a história dos Expedicionários, que serviram o Exército Brasileiro no Front italiano, entre os anos de 1944 e 1945.
Com a palavra o senhor Ivo Kretzer, secretário executivo Anvfeb, Seção de Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiar

40 ANOS ANVFEB - seção Jaraguá do Sul e Vale Itapocu



40 ANOS ANVFEB - seção Jaraguá do Sul (SC) e Vale Itapocu. Vídeo institucional que revela a força da entidade associativista em defesa do patrimônio da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) e dos Expedicionários.
Imagens das coleções do acervo de fotos de Ademir Pfiffer e da Anvfeb local, Senhor Ivo Kretzer.

Ademir Pfiffer - Historiador



P.S. Vídeo de criação de Haryson Passing, cujas imagens são de Ivo Kretzer e Ademir Pfiffer.

ANVFEB seção Jaraguá do Sul/SC, 40 anos - Ademir Pfiffer, na Alesc





25 de julho de 1976, fundação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), seção de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Em 18 de julho, o Senhor João Amin Deputado Estadual, através dos pares da casa da Alesc, em Florianópolis/SC, homenagearam a entidade associativista pelos 40 anos de fundação. Um dia muito significativo para a memória e a história dos Expedicionários, que serviram o Exército Brasileiro no Front italiano, entre os anos de 1944 e 1945.
Jaqueline Quadros (bisneta do suábio húngaro, Georg Wolf, Estrada Garibaldi), a mediadora nas parcerias com a capital de Santa Catarina e Jaraguá do Sul! Muito obrigado.
Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 16





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 16.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Canção do Expedicionário.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 15





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 14.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 14





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 14.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 13





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 13
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Toque do silêncio, corneteiro do 62 BI de Joinville/SC.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 12





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 12.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Pastor Willian Breteze (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Comunidade Centro) e padre...da Igreja Católica (Centro- Matriz São Sebastião), também fizeram uso da palavra, um momento de reflexão e contextulização do evento aliado ao aspecto religioso.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 11



Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 11.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.

Discurso do prefeito (bergmaister) Dieter Janssen.
Ademir Pfiffer - Historiador


Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 10





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 10.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
O prefeito Dieter Janssen fez o uso da palavra, inculisve lembrando o aniversário do presidente da Fundação Cultural de Cultura.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 09





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 09.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Com a palavra Vicente Caropreso, Deputado Estadual de Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 08





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 08
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 07





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 07.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Com a palavra oTenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville/SC.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 06





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 06.

Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Com a palavra o Senhor o|Ivo Kretzer, secretário da Anvfeb e membro da Aammpz.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 05





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 05.

Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Ritualística de translado da coroa de flores pelo prefeito dieter Janssen e eo comandante do 14º Batalhão da Policia Miliatar, Cel Rogério Ronk,
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 04





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 3.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.Execução do Hino Nacional Brasileiro.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 03





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 03.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. momento de preparação para hasteamento dos pavilhões, Brasil, Santa Catarina, Jaraguá do Sul e FEB.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 02





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 2.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.
Hino de Jaraguá do Sul/SC.
Ademir Pfiffer - Historiador

Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 01





Jaraguá do Sul (SC). Praça do Expedicionário - Dia da Vitória - 01.
Dia da Vitória (sábado 7 de maio) é comemorado no dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na II Guerra Mundial. A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária planejou e organizou o evento em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Museu da Paz (Expedicionário). O evento foi na Praça do Expedicionário, no logradouro da Getúlio Vargas, centro, com a participação do 62º BI ( Joinville), Banda Musical da entidade militar e o Coral da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Restaurante Duas Rodas, no bairro Vila Nova.




Dionara Raduenz, representou na abertura a entidade museológica no evento, pois é responsável pela ação educativa no Museu da Paz.
Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 09





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville.
Canto da música do parabéns no restaurante Tureck, à margem da Rodovia Engelbert Oechsler, a frau Hauf esposa do Expedicionário João Rudolpho Haufe.
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, 12 de junho de 2016

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 08



21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 


Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville.

Canção do Expedicionário marcou o encerramento da solenidade.


Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 07



21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 



Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville/SC..

Toque do silêncio  por soldado do 62 Bi de Joinville.
Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 06



21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville/SC e técnicas. da Secretaria da Educacao do município  de Corupá.


Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 05





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 


Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.

Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville/SC, que fez o uso da palavra ao público.
Ademir Pfiffer - Historiador

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 04





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhor Ivo Kretzer (secretário executivo da ANVFEB), filho do Expedicionário Fredolino Kretzer (in memorian) saudou os senhores,João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel , que marcaram presença no conflito bélico da II Guerra Munidial, no s campos da Itália em 1945.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville.
Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 03





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Momento solene, que o senhores expedicionários, João Rudolpho Haufe (Corupá) e Walter Hertel fizeram o espalhamento da terra trazida do território de Monte Castelo, Itália em 2015.
Presença do Tenente Alexandre Marcos de Jesus, do 62 BI de Joinville.
Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 02





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Ivo Kretzer, secretário executivo da ANVFEB, discorreu sobre a data magna no calendário de evento da entidade de defesa do Expedicionário.
Ademir Pfiffer - Historiador

Corupá, homenagem aos febianos, tomada de Monte Castelo - 01





21 de fevereiro é o dia da Tomada de Monte Castelo. Em 20 de fevereiro de 2016 evento comemorativo para celebrar a participação de Hansa (Corupá/SC), no Front italiano, por ocasião da II Guerra Mundial, na Praça Leopoldo Seidel, às margens do Itapocu. 
Evento organizado pela ANVFEB, com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá e com chancela do Museu da Paz de Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - EMEF - Maria Nilda ...



Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.
No espaço dos relatos da experiências pedagógicas sobre o tema 14ª Semana Nacional do Museus - Museus e paisagens culturais, as alunas da EMEF - Maria Nilda Salai, sob media do professor Jorge Peixer, da Disciplia de História do curso de educação básica, apresentaram o resultado da iniciação à pesquisa da trajetória da Feb.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - EMEF - Maria Nilda Salai





Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.

No espaço dos relatos da experiências pedagógicas sobre o tema 14ª Semana Nacional do Museus - Museus e paisagens culturais, as alunas da EMEF - Maria Nilda Salai, sob media do professor Jorge Peixer, da Disciplia de História do curso de educação básica, apresentaram o resultado da iniciação à pesquisa da trajetória da Feb.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Jorge Bürger





Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.
No espaço dos relatos da experiências pedagógicas sobre o tema 14ª Semana Nacional do Museus - Museus e paisagens culturais, o professor Jorge Bürger, da Disciplia de História do curso de educação básica, técnico e articulador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Bruno Younes





Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.
No espaço dos relatos da experiências pedagógicas sobre o tema 14ª Semana Nacional do Museus - Museus e paisagens culturais, o professor Younes, da Disciplia de História do curso de educação básica (9º ano) na undade do Colégio Marista São Luís.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Edicleia Ferreiro B...





Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.
No espaço a professora Edicléia Ferreiro Bueno (EEB - Teresa Ramos/Corupá) explanou e contextulizou a sua mediação inclusiva em sala de aula.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pe...







  1. Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - relatos do fazer pedagógico sobre a Feb. Gravação no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), local que serviu de plenária para socialização do eixo temático da Feb, cujo tema foi explorado no âmbito das unidades escolares da rede pública e particular.
  2. No espaço os professores Jorge Peixe (Escola de Ensino Médio), Abdon Batista , Edicléia Ferreiro Bueno (EEB - Teresa Ramos/Corupá) e Bruno Younes (Colégio Marista São Luís).
  3. Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - História social FEB





Jaraguá do Sul (SC): Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Presença dos alunos da unidade escolar da rede estadual Teresa Ramos, que explanaram a paisagem cultural urbana de Corupá (SC), destacando o potencial cultural e o referencial dos moradores do centro no entorno do Monumento da Feb. As famílias remanescentes dos pracinhas da II Guerra Mundial, ainda guardam memórias, pertences e história social dos febianos.que foram ao Front da Itália.
Trabalho coordenado pela professora Odicleia da Disciplina de História, curso ensino fundamental (9º ano).

Ademir Pfiffer - Historiador.

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Colégio São Luís





Jaraguá do Sul (SC): Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Colégio Marista São Luís. Presença do aluno, João Petry e aluna, Júlia Helena Quadros, que explanaram elementos da paisagem cultural no entorno do Museus da Paz, destacando o potencial cultural e o referencial do ponto de sociabilidade em defesa do patrimônio da Feb.
A coordenação na unidade escolar ficou a cargo do professor Bruno Younes, da Disciplina História, do curso do ensino fundamental.

Ademir Pfiffer - Historiador.

Museu da Paz- Evento: Museus e Paisagens Culturais - Expedicionário Wern...





Museu da Paz: Evento Museus e Paisagens Culturais - Relatos sobre o inventário das cartas sociais do Expedicionário Werner Weiss, morador de São Bento do Sul/SC, pelo bisneto Leandro Zimmermann Weiss, aluno do curso de educação básica (ensino médio) da Escola de Ensino Médio "Abdon Batista", de Jaraguá do Sul.
O trabalho foi orientado pelo professor Jorge Peixer, da Disciplina de História.
Trata-se de uma releitura do contexto social das 15 cartas do seu Opa, que escreveu à namorada, Irene Lintzmayer. Ao ao regressar da II Guerra Mundial, a cidadã tornou-se esposa do Senhor Werner Weiss.
A exposição de Leandro foi ricamente aborda com detalhes , permeados de elementos do contexto social, tanto no serviço militar no litoral catarinense e no Front italiano.

Ademir Pfiffer - Historiador e diretor dos Museus Municipais

domingo, 29 de maio de 2016

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 22



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 22. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Expedicionário Nunes relatou o sentimento de saudade do pracinha em relação à Pátria e a família.
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 21



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 20. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Expedicionário Nunes relatou sobre os momentos de descanso, no Front italiano. Não faltava como lazer jogos amadores de futebol
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 20



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 20. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Senhor Nunes relatou sobre os momentos do dia anterior  da rendição, cuja trafego dos veículos alemães já era com bandeira branca. 
O primeiro pelotão de rendição, o Expedicionário Nunes foi testemunho da sua rendição, com muita disciplina os alemães se entregaram um a  um e para uma mangueira foram remanejados.
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 19



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 19. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
A Senhora Dolores Tomaselli relatou  aspectos da imigração  italiana (vínculo étnico), confrontando com a identidade brasileira
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 18



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 18. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Expedicionário Nunes relatou os equipamentos comprados do 5º Exército Americano
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 17



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 17. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Expedicionário Nunes narra o comportamento cívico e militar dos alemães em Collecchio, na Itália.
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 16



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 16. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
O Senhor Nunes abordou a disciplina dos febianos na área do front italiano e no cumprimento do dever.
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador

62º BI - 70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 15



Joinville/SC: 62º BI -   70 anos fim da Segunda Guerra Mundial - 15. Expedicionário e Sargento Sebastião Menott Nunes.
Numa  guerra não existe vencedores. A disciplina em primeiro lugar,   em todos os sentidos.
Evento do Dia da Vitória, em 08 de maio, sexta-feira.
Ademir Pfiffer - Historiador